Trabalhos 2018-2019

Vídeo-Campanha (secundário, profissional e superior)

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Autores:
Cátia Rodrigues, Manuel Gonçalves e Mauro Batista

Idade dos alunos:
19, 21 e 22

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Depois de abordados os conteúdos teóricos relativos aos Óleos Alimentares Usados (OUA) no âmbito da unidade curricular de Gestão de Resíduos, o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do trabalho fez mais alguma pesquisa que servisse de base para o vídeo a realizar, nomeadamente dos riscos ambientais e sanitários, assim como da existência de pontos de recolha na área envolvente à Escola. Posteriormente foi elaborado um guião e uma storyboard para o vídeo que o grupo se propôs a fazer. Após discussão dos instrumentos de apoio à realização do trabalho final, foi estabelecido contacto com a Junta de Freguesia do Parque das Nações, a quem se solicitou autorização para o uso e recolha de imagens do oleão existente na Piscina Municipal do Oriente. A recolha de imagens e edição final do vídeo foi da responsabilidade dos estudantes envolvidos, com o apoio do docente responsável pela unidade curricular.

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
A possibilidade de se usar o projeto como instrumento de avaliação para a unidade curricular de Gestão de Resíduos, o que potenciou a participação dos estudantes e a motivação para a realização do trabalho.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nada a assinalar.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
A escola tem as suas unidades alimentares (bar e refeitório) concessionadas e a recolha dos óleos alimentares usados e encaminhamento para destino adequado é feita desde aproximadamente 2009/2010.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Depois da realização do trabalho e submissão a concurso, o trabalho será amplamente divulgado pelos diferentes meios, seja nos sites institucionais ou nas redes sociais.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Campanhas de sensibilização para diferentes públicos alvo.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Bandas desenhadas; adaptações musicais; planificações de ações de formação, etc...

COORDENAÇÃO

PARCERIA