Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Os meninos de 5 anos das turmas OE e OF

Idade dos alunos:
Entre os 5 e os 6 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Surgiu na sala OE, o Projeto sobre a importância da água e a poluição dos rios e dos mares, através de uma notícia ouvida num notíciário sobre uma baleia morta que deu à costa e que tinha morrido por ingestão de plástico. O projeto foi iniciado com o trabalho sobre o ciclo da água, para uma melhor compreensão. Esse trabalho incluiu a aprendizagem de várias canções sobre o ciclo da água, visualização de filmes e a exploração do livro "A menina gotinha de água" de Papiniano Carlos. Posteriormente foram realizadas experiências variadas com sementes plantadas com/sem água, onde se concluiu que a água é necessária à vida e que as plantas necessitam dela.
Numa outra fase foram realizadas experiências com garrafas com água onde, em cada uma delas foram colocadas coisas que habitualmente são deitadas para a água dos rios e nos mares, tais como: plástico, tecido, vidro, papel, cascas de fruta, paus, cortiça, tinta e óleo. Feita a visualização da experiência, concluiu-se que à excepção da tinta, nenhum outro lixo se mistura com a água. As garrafas ficaram em observação. Também se concluiu que nenhuma se decompôs na água, nem por ela foi absorvida. Nesta fase do projeto, juntou-se a este grupo, os meninos de 5 anos do grupo OF.
Para perceberem que a tinta é prejudicial, realizou-se outra experiência com flores brancas em copos com água. Para visualizarem se a flor bebia a água, fizemos uma marca do nivel da água. Além disso, para se perceber se a água vai até às pétalas, um frasco levava corante alimentar, que é comestível e o outro copo levava tinta poluente da outra experiência. Concluiu-se que o nível da água baixou (a flor bebeu a água). A flor com água com corante alimentar, ganhou a cor do corante (ficou azul), logo a água por ela absorvida, foi até às pétalas. A flor do copo de tinta poluente, morreu.
Após estas experiências, realizamos a limpeza das água, utilizando um coador para se separar o lixo da água. O único lixo que se conseguiu separar, foi o lixo sólido. A tinta e o óleo não se separaram. Além disso visualizaram que o óleo deixava todos os utensílios muito gordurosos e difíceis de limpar.

Cartaz (opcional):

Avaliação:

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Sensibilização para a problemática.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Constatação de que a maioria das famílias não está consciente desta problemática.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Sim, através da divulgação do projeto às famílias nas reuniões de pais e divulgação do projeto na página do agrupamento.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Sim, despoluição dos oceanos.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Visitas de estudo a Etar`s, Centros Ciência Viva, parcerias com outras escolas ou mesmo com outros níveis de ensino do agrupamento.

COORDENAÇÃO

PARCERIA